4 melhores práticas para que se consiga otimizar os processos e alcançar um desempenho satisfatório. Continue com a leitura e confira agora mesmo!
É importante registrar todos os processos relacionados à gestão de frotas, não apenas ao estoque. Acompanhar e armazenar informações sobre manutenções, serviços, trocas de peças e tempo de ociosidade é fundamental.
Os indicadores de desempenho são ferramentas essenciais para analisar processos, permitindo ao gestor compreender os resultados das operações, identificar falhas e tomar medidas corretivas.
No que diz respeito à gestão de estoques, pode-se levantar informações como: – quantidade de cada item usado em determinado período; – custo das peças de reposição; – quantidade de itens parados – taxa de desperdícios
Com base nas informações registradas e indicadores de desempenho, o gestor obtém um histórico sólido do uso de peças de reposição. Isso possibilita estimar quais itens são mais ou menos frequentemente requisitados, permitindo compras mais adequadas ao volume médio, evitando excesso de estoque.
O investimento em tecnologia representa uma ótima relação custo-benefício para as empresas. A razão é que a automação das operações garante diversas vantagens para a rotina e para os resultados do negócio de forma geral, incluindo a redução de custos.