Separamos algumas dicas sobre quais cuidados sua empresa precisa tomar quando o funcionário leva algum veículo da frota para casa.
Converse com seus colaboradores informalmente ou ainda, se muitos funcionários levarem os veículos, é interessante fazer um treinamento orientando sobre os cuidados que eles precisam ter.
Além de orientar verbalmente, é importante firmar um compromisso por escrito. Faça um contrato estipulando todas as responsabilidades dele em cada tipo de situação.
Crie uma relação de parceria com o colaborador, permitindo, por exemplo, um limite de utilização do veículo fora da empresa, mediante autorização prévia.
Por mais que você oriente, determine oficialmente e seja parceiro do colaborador, o controle de utilização é fundamental.
– Registre qual motorista levou qual veículo para casa; – Controle os horários de saída e entrada; – Verifique o hodômetro de saída e de entrada para saber se ele andou fora do perímetro autorizado;
- Anote todas as ocorrências do veículo fora da empresa e os colaboradores que estavam responsáveis por ele nesse período; – Faça um histórico de bons e maus motoristas. Evite liberar o veículo para aqueles que sempre apresentam algum problema, e premie os que cuidam melhor da frota.
O sistema para gestão de veículos da Sofit, permite um controle de entrada e saída de veículos e muito mais! Fale com um especialista Sofit agora mesmo!