A gestão de custos de uma empresa está diretamente ligada ao seu sucesso. Afinal, não adianta ter um produto ou serviço excelente se o fluxo de caixa está sempre no vermelho.
No caso de uma transportadora, podemos citar alguns fornecedores essenciais, como concessionária, banco, oficinas automotivas, papelaria, autopeças e postos de gasolina.
Uma forma eficiente de gerir custos é ter uma equipe na controladoria analisando os gastos realizados e comparando-os com dados para identificar fundos que justifiquem as despesas.
Vale a pena investir em uma frota própria caso a empresa tenha demanda suficiente para mantê-la girando. Por outro lado, a terceirização possibilita que você cresça além do que sua estrutura permite, e pode ser utilizada em fase de testes de novos serviços.
Custos fixos existem independentemente da atividade da empresa e devem ser rigorosamente controlados para evitar exceder o limite viável. Já os custos variáveis dependem das atividades e devem se pagar por si só sem aumentar excessivamente o valor final do serviço.
Softwares de gestão de frotas podem ajudar bastante nessa tarefa. Eles simplificam bastante esse processo e permitem maior agilidade na identificação de problemas.