Neste Web Stories, vamos te apresentar informações sobre o ARLA 32, substância obrigatória para frotas de caminhões e ônibus desde 2012.
ARLA 32 é uma solução líquida que auxilia na redução da emissão de poluentes em veículos com sistema SCR. É composto por ureia (32,5%) em água desmineralizada e não é um combustível, mas sim um líquido injetado no catalisador para causar uma reação química.
ARLA 32 converte o NOx em nitrogênio e água, reduzindo em até 98% as emissões poluentes e seus efeitos prejudiciais à saúde. Também contribui para economia de combustível. Custa cerca de R$100,00 por um recipiente de 20 litros.
É importante saber que não se deve adicionar o ARLA 32 diretamente no tanque de combustível. Em vez disso, existe um recipiente, geralmente ao lado da entrada do tanque, onde deve-se adicionar o produto.
A quantidade da solução que deve ser usada nos veículos pesados é bem inferior à quantidade de combustível. Em média, 5% do volume de diesel é o suficiente. Ou seja, para cada 20 litros de diesel, 1 litro de ARLA 32.
Quando o produto acaba no tanque, o sistema SCR sinaliza no painel que o motorista tem até 48 horas para abastecer o reservatório. Caso contrário, o veículo vai perder potência até um limite de 40%.
O sistema SCR é comum em veículos comerciais para atender aos limites de emissão de poluentes. O ARLA 32 é injetado no escape do motor, reagindo com o NOx e convertendo-o em substâncias inofensivas.
Você pode abastecer o caminhão com ARLA 32 em postos de combustível. Procure revendedores autorizados com selo do INMETRO e que sigam a norma ISO 22241. Fique atento para evitar fraudes, pois o ARLA 32 não possui cor nem cheiro em condições normais de armazenamento.
Veículos com sistema SCR consomem cerca de 5% a 7% de ARLA 32 por litro de diesel. Em média, um veículo que percorre 100km consome cerca de 7 litros do fluido.
Quando os veículos da sua frota usam irregularmente ou não utilizam o ARLA 32, eles emitem até 5 vezes mais gases tóxicos no meio ambiente.
A não utilização do produto configura infração de trânsito grave, prevista no Código Brasileiro de Trânsito (CBT), com previsão de retenção do veículo, além de multa de R$ 195,23.
Então, gostou das nossas informações sobre o ARLA 32 e seus benefícios? Aproveite para conhecer nossas dicas para reduzir o consumo de combustível dos seus veículos!