A taxa de entrega é um cálculo que leva em conta diversos fatores, uma vez que esse custo é cobrado diretamente do cliente, é preciso ter conhecimento de como precificar esse serviço.
O cálculo da taxa de entrega, não é uma regra geral, ou seja, varia de empresa para empresa, ficando a encargo de cada transportadora definir quais serão as variáveis consideradas para definir os valores.
Qual a importância de saber calcular a taxa de entrega?
Independente do segmento, é de extrema importância entender realizar este cálculo para garantir a lucratividade de uma operação, não basta fazer apenas o cálculo do preço de compra, a margem de lucro e a produção, e no final, esquecer de colocar no montante as previsões do custo com a entrega. Isso causa um grande desequilíbrio no fluxo do caixa.
É o que acontece com grande frequência, de acordo com dados de uma pesquisa de 2018 do Reclame Aqui, onde foi constatado que 63,9% dos consumidores entrevistados costumam abandonar o carrinho de compras quando o frete calculado é muito alto.
Com isso, podemos perceber que saber como calcular o custo de entrega é uma parte extremamente delicada da venda, afinal, nenhum consumidor quer pagar mais caro na entrega do que no próprio produto.
Como definir o valor do frete?
Alguns critérios devem ser levados em conta para realizar o cálculo:
Custos com contratação de funcionários
Não esqueça de incluir despesas como pagamento de salário e encargos, benefícios, décimo terceiro, FGTS, dentre outros. Também há a opção de terceirizar o serviço, avalie o tipo de contrato e se será benéfico para a empresa.
Custos com a frota
No caso de aquisição de veículo, pode contar o investimento inicial e na conta deve aparecer os custos com juros e taxas.
No caso de compra financiada, também deve incluir a depreciação do veículo ao longo do tempo. Por exemplo, se uma motocicleta depreciou R$ 1.200,00 ao longo de um ano, você deve calcular R$ 100,00 de custo fixo ao mês.
Também some ao montante todos os impostos, seguros e taxas que incidem sobre os veículos e faça a divisão pelos meses do ano.
Leia também: ICMS sobre frete: como calcular e reduzir custos da frota?
Planilha grátis para cálculo de frete
Para te auxiliar nesse cálculo, criamos a planilha de cálculo de frete! Baixe agora, gratuitamente.