Saiba como aplicar o Supply Chain Management na sua empresa de frotas

O supply chain management (SCM) é um velho conhecido no setor de logística e distribuição de cargas.

Mas, com a tendência de transformação dos negócios, que têm focado cada vez mais em centros de distribuição, o SCM tomou uma posição mais estratégica.

Isso porque uma boa gestão de supply chain management fortalece os setores logísticos, imprescindíveis para o sucesso de qualquer operação.

Entretanto, é uma rede complexa e que envolve pessoas, tecnologia e as demais atividades relacionadas com o fluxo de produtos na sua operação de transporte.

Então, vamos entender melhor como aplicar o supply chain management na sua empresa de frotas?

Índice:

  1. Antes de tudo: o que é Supply Chain?
  2. E o que é Supply Chain Management?
  3. Qual a diferença de supply chain e supply chain management? 
  4. Qual é o papel da logística dentro do supply chain management?
  5. Como funciona o SCM, na prática?
  6. Que vantagens uma boa gestão da cadeia de suprimentos traz para sua empresa?
  7. Como implementar o supply chain management na sua empresa de frotas?

Antes de tudo: o que é Supply Chain?

Supply chain ou “cadeia de suprimentos” envolve todos os processos pelos quais um produto passa até chegar ao cliente final, desde a fabricação, até a logística e distribuição.

Essa é uma atividade complexa, dividida em diversas subtarefas como a compra de insumos, embalagem, armazenamento, gestão de transportadoras e venda.

Além disso, também faz parte do Supply Chain a gestão da infraestrutura física necessária para dar suporte a essas atividades.

Outras tarefas como o atendimento ao consumidor, desenvolvimento de novos produtos e controle financeiro também podem estar relacionadas com a cadeia de suprimentos.

E o que é Supply Chain Management?

O Supply Chain Management é a gestão de toda a cadeia de suprimentos e compreende todos os esforços para manter os processos mais ágeis e integrados.

Com o advento de novas tecnologias e a necessidade de transformação digital, novas possibilidades foram abertas ao SCM, tornando a gestão desafiadora e cada vez mais complexa.

Apesar de compreender essa gestão como parte estratégica dos negócios, a atividade ainda enfrenta desafios para se modernizar no Brasil.

Para você ter uma ideia, 87% dos gestores afirmaram existir fatores inibidores internos relacionados ao Supply Chain e desenvolvimento logístico, segundo pesquisa do Grupo Descartes Systems.

Apesar disso, 65% planejam aumentar os seus investimentos em tecnologia relacionada ao SCM nos próximos 2 anos.

É que o principal pilar do Supply Chain Management é o cliente final e essa gestão pode ser decisiva para o sucesso ou falência dos negócios.

Dessa forma, os gestores devem compreender tecnologias de ponta a ponta para garantir os elos entre as cadeias e sobretudo, integração entre os processos.

Com isso, é possível compreender a cadeia de suprimentos e observar os gargalos que podem impactar na experiência do cliente.

Portanto, podemos dividir as funções do Supply Chain Management numa organização em 3 pontos principais:

  • Integração das informações da cadeia de suprimentos;
  • Cumprimento dos prazos de entrega dos produtos;
  • Controle dos indicadores de performance.

Qual a diferença de supply chain e supply chain management? 

Enquanto o supply chain foca no transporte e armazenamento das mercadorias, o SCM incorpora todos os processos estratégicos relacionados ao produto, de forma direta ou indireta.

Além disso, podemos resumir as diferenças entre supply chain e supply chain management nos seguintes tópicos:

Supply Chain:

  • Refere-se ao conjunto de atividades e processos envolvidos na produção e distribuição de bens e serviços, desde o fornecedor até o cliente final.
  • Envolve a logística de transporte e planejamento de viagens.
  • Está focado na otimização do fluxo de produtos e serviços.

Supply Chain Management:

  • Refere-se à gestão estratégica e tática de todas as atividades da cadeia de suprimentos.
  • Envolve planejamento, coordenação e controle de todos os processos e recursos envolvidos na cadeia de suprimentos.
  • Visa maximizar o valor entregue aos clientes e minimizar os custos.

Qual é o papel da logística dentro do supply chain management?

A logística desempenha um papel crucial dentro do Supply Chain Management no que diz respeito ao transporte do produto.

Assim, logística e supply chain management estão interligados, formando uma relação de co-dependência.

É que falhas no gerenciamento logístico impactam diretamente na gestão da cadeia de suprimentos.

Isso porque a logística aloca os esforços na otimização da movimentação de um produto e em todos os processos burocráticos.

Ou seja, envolve controle de carga e descarga, rastreio e até a gestão de riscos.

Assim, qualquer problema na logística vai afetar o Supply Chain Management e vice-versa.

Como funciona o SCM, na prática?

Na prática, o SCM abraça diversos departamentos numa organização, desde compras, marketing e finanças.

Dessa forma, o Supply Chain Management deve ser implementado de maneira integrada, conforme as seguintes etapas:

Planejamento

Esta etapa fundamental envolve a definição de objetivos, metas e estratégias para a cadeia de suprimentos. Aqui, são realizadas a previsão de demanda, determinação de níveis de estoque e também a definição de políticas de compras.

Gestão de Fornecedores

Nessa etapa, a empresa identifica, seleciona e estabelece contratos com os fornecedores que melhor atendem às suas necessidades. A ideia é garantir a qualidade e o fornecimento adequado de matéria-prima.

Gestão de Estoques

A gestão de estoques é outra etapa importante do SCM, pois envolve o controle da quantidade e do tipo de materiais em estoque, bem como a gestão de inventários e armazéns.

Gestão da Produção

A gestão da produção envolve o controle dos processos produtivos, o acompanhamento do desempenho e a garantia da qualidade dos produtos.

Gerenciamento Logístico

Nessa etapa, a empresa gerencia a movimentação de materiais e produtos pela cadeia de suprimentos, desde a distribuição dos produtos acabados até a entrega ao cliente final.

Gestão de Vendas

Engloba a gestão dos canais de venda e a definição de políticas de preços, promoções e descontos.

Monitoramento e Avaliação

O monitoramento e a avaliação são as etapas finais do SCM. Elas envolvem o acompanhamento do desempenho da cadeia de suprimentos e a identificação de oportunidades de melhoria.

Que vantagens uma boa gestão da cadeia de suprimentos traz para sua empresa?

Lembre-se de que a implementação do SCM pode levar tempo e esforço, mas os benefícios podem ser significativos para a sua empresa.

A seguir, reunimos outras vantagens que uma boa gestão da cadeia de suprimentos pode proporcionar para o seu negócio:

  • Mais lucro: um SCM eficaz pode ajudar a simplificar os processos, reduzir o desperdício e minimizar os custos em toda a cadeia de suprimentos.
  • Melhorias no atendimento ao cliente: garante que os produtos sejam entregues no prazo e nas condições corretas. Isso pode ajudar a construir a lealdade do cliente e aumentar sua satisfação.
  • Vantagem Competitiva: permite que a sua empresa entregue produtos mais rapidamente, de forma mais confiável e com um custo menor do que seus concorrentes.
  • Facilita a tomada de decisões estratégicas: promove a colaboração e a comunicação entre fornecedores, fabricantes e distribuidores, levando a uma tomada de decisão mais eficaz e a um melhor desempenho geral.
  • Colabora com o gerenciamento de riscos: reduz a probabilidade de interrupções e melhora a capacidade da empresa de responder a eventos inesperados.
  • Sustentabilidade: o SCM pode ajudar as empresas a reduzir seu impacto ambiental otimizando as rotas de transporte, reduzindo o desperdício e selecionando fornecedores que atendam aos critérios de sustentabilidade.

Como implementar o supply chain management na sua empresa de frotas?

Para implementar o supply chain management na sua empresa de frotas, considere seguir as seguintes etapas:

  1. Primeiro, identifique os propósitos do SCM, definindo claramente os objetivos e metas que a sua empresa deseja alcançar com a implementação.
  2. Em seguida, analise a sua cadeia de suprimentos atual para identificar pontos de melhoria e gargalos.
  3. Logo após, com base nos objetivos e na análise da cadeia de suprimentos, defina a estratégia de SCM que a sua empresa irá adotar.
  4. Identifique e implemente ferramentas de gestão, como sistemas de informação, para auxiliar na implementação e monitoramento do SCM.
  5. Feito isso, chegou a hora de desenvolver um plano de ação, com etapas e prazos estabelecidos.
  6. O próximo passo é treinar a sua equipe, fornecendo treinamentos para garantir que todos entendam o novo processo e saibam como executá-lo adequadamente.
  7. Por fim, avalie e monitore os resultados e identifique oportunidades de melhoria e faça os ajustes necessários.

Então, que tal implementar o Supply Chain Management na sua gestão de frotas para otimizar a logística de transporte e reduzir custos operacionais?

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