Se você deseja contratar novos prestadores de serviço para a sua frota, contratar um fornecedor mais competitivo ou até mesmo adicionar serviços específicos, emitir uma solicitação de proposta (RFP) é o melhor caminho.
Mas você sabe como essa ferramenta para gestão de fornecedores funciona?
Apesar de a RPF ser um documento que facilita a tomada de decisão, agilizando processos de licitação mais burocráticos, preencher e avaliar uma RFP pode ser uma missão desafiadora, uma vez que não existe maneira única de criar uma.
Por isso, vamos contar tudo sobre a emissão da RPF neste artigo: o que é, como emitir e responder a uma solicitação de proposta. Continue lendo para saber mais!
índice:
1 – O que é RFP?
2 – Qual a importância de uma RFP?
3 – Como fazer uma RFP?
4 – Como responder a uma RFP?
5 – Vantagens de fazer uma RFP para a sua gestão de frotas?
6 – Qual a diferença entre RFP, RFI e RFQ?
O que é RFP?
Uma solicitação de proposta (RFP) é um documento que uma organização publica para obter uma resposta – uma oferta formal – de fornecedores de serviços.
Dessa forma, a RFP define o que o cliente está procurando e descreve cada critério de avaliação no qual a proposta de um fornecedor será avaliada.
Através dela, o gestor de frotas pode analisar com mais facilidade diferentes propostas e definir qual a melhor para a sua organização.
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Uma RFP geralmente inclui informações sobre a empresa, seu core business, além de um conjunto de especificações que descrevem a solução desejada e critérios de avaliação que revelam como as propostas serão classificadas.
Além disso, a RFP normalmente contém uma seção para especificação do escopo do trabalho ou serviço que será fornecido.
Essa seção discute as tarefas a serem executadas pelo licitante e também um cronograma para fornecer os resultados.
Qual a importância de uma RFP?
Uma solicitação de proposta é essencial para a gestão de fornecedores da frota, pois garante que a precificação e escopo dos serviços sejam feitos da maneira correta.
Assim, a sua empresa ou prospectos podem contratar o serviço que realmente precisa com o melhor custo-benefício.
Gestores de frota podem enviar RFPs por várias razões, como podemos observar a seguir:
- Faz parte de uma política corporativa padrão onde todos os contratos são relicitados após o vencimento;
- O gerente de frota está simplesmente interessado em ver o que os concorrentes de um fornecedor estão dispostos a oferecer pelo negócio;
- Existem problemas sérios com um fornecedor atual que se tornou intratável, obrigando o gerente de frota a procurar um substituto.
Como fazer uma RFP?
Embora não haja uma maneira universal de redigir uma RFP de serviços de frota, há pontos críticos que devem ser incluídos para torná-la o mais eficaz possível.
Assim, certifique-se de não negligenciar essas informações essenciais.
Afinal, você deseja que os fornecedores em potencial possam ter uma ideia de como seria trabalhar com sua empresa, tanto durante o processo de RFP quanto se eles conquistassem seus negócios.
Primeiramente, o processo de preenchimento deste documento envolve reunir a equipe que vai lidar com o serviço contratado.
Em seguida, é necessário definir um escopo simples de trabalho.
O escopo do trabalho é simplesmente um breve esboço do que é necessário, por que e quais serão as responsabilidades da empresa e do fornecedor sob o contrato.
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Lembrando que as outras partes envolvidas geralmente não terão conhecimento ou compreensão do gerenciamento de frota, aqui estão alguns itens importantes a serem incluídos:
- Uma declaração de objetivo, na qual o gerente de frota descreve o objetivo geral da RFP (por exemplo, revisão programada regularmente de contratos chegando ao termo, problemas de serviço com fornecedores existentes, negociação de preços, etc.).
- Uma descrição do(s) programa(s) para os quais os fornecedores respondentes estão licitando (por exemplo, contrato principal de locação, manutenção ou gerenciamento de acidentes).
- Explicação do preço: As taxas são por veículo, por mês?
- Uma lista de responsabilidades do fornecedor e do cliente da frota, como a disponibilidade de relatórios, cobertura, fornecimento de listas de inventário pela frota ao fornecedor, etc.
- Um cronograma estimado para todo o processo, desde a emissão da licitação até a negociação do contrato até a implementação.
Como responder a uma RFP?
A resposta de uma RFP deve seguir o mesmo rigor da emissão da documentação. Para uma resposta de RFP realmente bem-sucedida, você precisa se destacar e mostrar ao cliente que você é a escolha certa para ele.
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Portanto, antes de responder a uma Solicitação de Proposta, preste atenção nos detalhes a seguir:
- Leia atentamente a RFP e reserve um tempo para entender o que o cliente está pedindo;
- Revise os requisitos com as partes interessadas para garantir que você possa atendê-los;
- Esboce perguntas que precisam ser respondidas pela empresa em geral;
- Reúna todas as respostas e insights;
- Crie o primeiro rascunho;
- Distribuir entre a equipe;
- Edite de acordo, garantindo que uma linguagem clara seja usada;
- Apresente e envie sua proposta final;
Vantagens de fazer uma RFP para sua gestão de frotas
Embora possam ser difíceis de fazer, as RFPs são ferramentas valiosas que podem ajudar a sua equipe de compras a tomar melhores decisões de fornecimento.
- Entender que nem sempre o fornecedor mais barato vai oferecer o serviço que a sua empresa precisa;
- Possibilidade de comparar propostas de fornecedores diversos;
- Entender quem é a empresa mais qualificada para prover o serviço que a sua frota precisa;
- Ter uma ideia sobre a idoneidade e eficácia do serviço do fornecedor pelo modo que preenchem a RFP;
- Assinar um contrato com mais segurança e livre de possíveis surpresas.
Qual a diferença entre RFP, RFI e RFQ?
Existem alguns documentos semelhantes à RFP e que podem gerar alguma confusão na hora do preenchimento.
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Assim, para não confundir a RFP com o RFI e RFQ, vamos entender a finalidade de cada um deles:
RFI
Quando uma organização compradora divulga uma Solicitação de Informações (RFI), ela está buscando informações gerais sobre as capacidades e serviços/bens dos fornecedores em potencial. A próxima fase no processo de aquisição envolve uma solicitação de cotação (RFQ) ou uma solicitação de proposta (RFP).
RFQ
Uma RFQ (solicitação de cotação) é a documentação que detalha as opções de preços para um serviço ou produto específico. Assim, a RFQ é usada durante o processo de aquisição de um bem ou serviço. Dessa forma, as empresas podem usá-la quando sabem exatamente o que querem e não precisam de detalhes sobre o produto ou serviço.
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