Acompanhar os indicadores de gestão da frota é um componente crítico do gerenciamento de veículos.
E, apesar de ser um conceito bastante simples, esses indicadores, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators) precisam ser bem definidos pelo gestor de frota, conforme os objetivos atuais da sua operação.
Pois além de garantir que os processos estejam transcorrendo com eficiência, essa é a melhor maneira de aumentar a produtividade da frota e controlar os custos.
A seguir, veremos alguns indicadores da gestão de frota ideais para monitorar e manter a produtividade da sua operação.
Continue lendo para saber quais métricas são as mais importantes para monitorar e como elas beneficiam o desempenho da sua frota!
O que são indicadores de desempenho (KPIs)?
Os KPIs de gerenciamento de frota são indicadores que demonstram a eficácia da sua estratégia de gerenciamento de frota.
Um KPI de gestão de frota serve como uma bússola para guiar decisões acerca de processos que fazem parte do seu dia a dia, como consumo de combustível, manutenção e produtividade.
Logo após estabelece-los, você pode começar a identificar rapidamente ineficiências e lacunas em sua organização que podem ser corrigidas para reduzir seus custos e melhorar a eficácia e a produtividade de sua frota.
Alguns dos principais objetivos dos indicadores da gestão de frota incluem:
- Aumentar a eficiência da operação;
- Melhorar a produtividade;
- Controlar custos.
Qual a importância de aplicar indicadores na gestão de frotas?
Ficar de olho nos KPIs de gerenciamento de frota e desempenho do motorista beneficia sua frota de várias maneiras:
Evita padrões anormais de utilização dos veículos
Existe um ativo na frota que está consumindo duas vezes mais em despesas de combustível e manutenção do que veículos similares?
Esse pode estar sendo usado de maneira inapropriada, como ser levado “fora do relógio” para motivos pessoais.
O rastreamento de métricas de manutenção e custo pode ajudar os gerentes de frota a identificar quando um ativo de veículo está fora dos padrões normais de uso.
Auxilia a identificar problemas de segurança
Dados sobre aceleração e desaceleração podem revelar maus hábitos de direção que aumentam o risco de colisão.
Da mesma forma, os relatórios de reparo podem identificar problemas consistentes com determinados veículos.
Um exemplo são pneus que não estão sendo substituídos com frequência ideal e sistemas de freio se desgastam mais rápido do que deveriam.
Assim, com essas informações é possível reforçar medidas de segurança para a sua frota.
Contribui com a redução de custos
Quando você define indicadores da gestão de frota para o monitoramento dos custos, pode encontrar lacunas e oportunidades para reduzir gastos desnecessários.
Por exemplo:
Ao acompanhar que os indicadores da gestão de frota relacionados à manutenção corretiva estão acima da média do último semestre, você pode investigar o que está acontecendo com os seus veículos:
- Existe um grupo de motoristas relacionado com o aumento deste tipo de manutenção?
- São veículos específicos?
- Existe algum gargalo na manutenção preventiva da sua frota?
Ao definir KPIs para acompanhar a sua frota, você consegue chegar até a raiz do problema e tomar decisões baseadas em dados.
Melhora o índice de satisfação dos clientes
Para que sua frota transporte trabalhadores de campo para um local de trabalho específico ou transporte cargas para os clientes, é imperativo que os veículos e o seu conteúdo cheguem a tempo.
Logo, com indicadores de desempenho do gerenciamento de frota, você garante que os motoristas não façam desvios desnecessários para que as entregas e as chamadas de serviço sejam concluídas no prazo.
5 indicadores de gestão de frotas essenciais para seu negócio
Antes de começar a desenvolver seus KPIs, você precisa saber o que deseja melhorar.
Mas é difícil saber quais metas você precisa atingir se não souber onde estão suas ineficiências.
Por isso, comece fazendo algumas perguntas básicas, como:
- Quer reduzir o tempo de inatividade dos seus veículos?
- Você está gastando muito dinheiro em custos de reparo para sua frota?
- Você está tendo problemas para manter as peças certas no estoque?
As respostas a perguntas como essas podem ajudá-lo a ter uma ideia de algumas áreas específicas onde você deve desenvolver parâmetros a serem seguidos.
A seguir, confira 5 indicadores de gestão de frotas essenciais para o seu negócio:
1. Consumo de combustível
O combustível é um dos maiores custos contínuos para as frotas e, embora inevitável, pode ser gerenciado.
Ao definir os KPIs de gerenciamento de frota baseadas neste indicador, você deve visar a eficiência do consumo.
Isso envolve tanto monitorar as tendências de consumo de combustível quanto melhorar as rotas e o comportamento do motorista.
Principais KPIs
- Gastos com combustível;
- Custo por km/h;
- Consumo por veículo.
- Desempenho médio da frota (km/l).
2. Manutenção de veículo
O desenvolvimento de KPIs para manutenção ajuda a garantir que seus veículos sejam atendidos rapidamente em casos de falha, mantendo a sua frota produtiva.
Existem diversos indicadores que ajudam o gestor de frota a acompanhar o processo de manutenção dos veículos da frota. Um dos mais simples é mensurar as avarias e falhas.
Uma alta taxa de avarias de veículos pode ser um indicativo de que o plano de manutenção da frota atual é insuficiente e precisa ser modificado.
Logo, os gerentes de frota devem rastrear incidentes de quebra e tentar determinar a causa para que tais interrupções possam ser evitadas.
Principais KPIs
- Tempo de Inatividade;
- Total de Avarias;
- Índice de manutenções corretivas (não programadas);
- Desgaste de peças.
3. Produtividade da frota
Indicadores de produtividade da frota facilitam o gerenciamento da operação, dando aos gestores uma visão geral sobre a eficiência da operação.
Assim, é possível tomar decisões e estabelecer metas ligadas à produtividade da sua frota.
Os principais KPIs relacionados com a produtividade da frota incluem:
- Capacidade dos veículos da frota;
- Tempo médio de entrega;
- Satisfação do Cliente.
4. Quantidade de multas
A gestão de multas é outra tarefa do gestor de frotas, sendo preciso definir formas de evitar e gerenciar os pagamentos para não ter gastos desnecessários.
Assim, acompanhar a incidência de multas na sua operação é o primeiro passo para verificar se os seus condutores estão dirigindo corretamente.
Além disso, você pode acompanhar a quantidade de multas de uma forma geral ou por condutor, o que vai permitir determinar ações específicas para um ou direcionadas a um grupo de motoristas.
Principais KPIs
- Incidência de Multas;
- Frequência de multa por veículo;
- Valores gastos com multas/mês.
5. Gestão de sinistros
Acompanhar a incidência de sinistros com os veículos da sua frota vai te ajudar a entender se eles estão acima do normal, prejudicando a sua produtividade.
Por isso, é importante verificar indicadores de gestão de frota de sinistros. Com dados em mãos, estabeleça uma meta de redução, se for necessário.
Principais KPIs
- Incidentes gerais (roubos, acidentes e batidas);
- Quebra de veículo/motorista.
Como analisar os indicadores de gestão de frotas com a Sofit?
Um dos principais benefícios de usar o software de gerenciamento de frota para ajudar a otimizar suas operações é gerar relatórios personalizados sobre os KPIs que você definiu para sua equipe.
Após importar seus dados e começar a rastrear itens como ordens de serviço, custos e despesas, estoque e tudo mais, você pode criar facilmente relatórios específicos para as métricas que deseja acompanhar.
Com a Sofit, acompanhar os indicadores de gestão da frota é simples e intuitivo. A nossa ferramenta dispõe de módulos personalizáveis para você ficar de olho no que realmente importa.
Além disso, é possível gerar relatórios em poucos cliques e usar dados gerados pelo nosso sistema de telemetria integrado, para ter informações ainda mais detalhadas sobre a sua frota.
Então, solicite um teste grátis agora mesmo e comece a acompanhar os indicadores da gestão de frota!