As vantagens de contar com veículos rastreados numa frota são indiscutíveis.
Apesar disso, muitos gerentes de frota ainda têm dúvidas sobre a comunicação dessa iniciativa para os motoristas.
Afinal, é preciso comunicar aos condutores previamente que um veículo é rastreado?
Quando as empresas consideram a tecnologia de rastreamento de veículos, uma das suas preocupações é como os funcionários aceitarão a ideia de serem rastreados.
Qual é a melhor maneira de introduzir o rastreamento de veículos? Os motoristas ficarão receosos em adotar esse novo sistema?
Tudo vai depender de como você apresenta o sistema para eles. Portanto, vamos ver neste artigo qual é a melhor forma de comunicar aos colaboradores sobre veículos rastreados.
Confira!
Índice:
- Veículo rastreado: devo informar aos motoristas do rastreamento veicular?
- Como deixar sua equipe informada sobre a frota de veículos rastreados?
- Qual a importância do rastreamento veicular?
Veículo rastreado: devo informar aos motoristas do rastreamento veicular?
A comunicação é de suma importância em todas as empresas. Portanto, a pergunta não é “devo” e sim, como proceder.
Um dos maiores erros que um gestor de frotas pode cometer neste caso é fazer da adoção da tecnologia de rastreamento veicular uma “surpresa” repentina para seus motoristas.
Por isso, antecipe como a transição para o novo sistema de rastreamento veicular pode ser feita e pense sobre como preparar políticas e documentos que os seus colaboradores vão ler e entender.
Lembre-se que algumas pessoas simplesmente não são tão experientes em tecnologia quanto outras e podem estar preocupadas em ser “rastreadas” pela empresa.
Vejamos então, a seguir, a melhor forma de abordar o assunto rastreamento veicular com a sua equipe e obter aprovação, sem gerar atritos.
Como deixar sua equipe informada sobre a frota de veículos rastreados?
A melhor maneira de informar a sua equipe sobre a frota de veículos rastreados é concentrar-se nos aspectos reais e positivos sobre a adoção do sistema.
Logo, apresente como uma situação em que todos saem ganhando e tente enxergar essa nova tecnologia sob a perspectiva do motorista.
A seguir, reunimos uma série de ações que você pode tomar para deixar essa comunicação ainda mais consistente. Confira!
Reunião com o time
Uma reunião com o time serve para fazer a primeira abordagem e coletar o feedback da equipe em relação ao veículo rastreado.
Lembre-se de ser breve e elencar os principais pontos a serem abordados.
- Qual o principal motivo para rastrear os veículos da frota?
- O sistema vai monitorar o uso dos veículos fora do expediente?
- O que, de fato, será rastreado?
Além disso, também é importante ter um material mais completo sobre o rastreamento que os colaboradores possam acessar.
Caso você deseje, mídias como vídeo e folders também são úteis para essa primeira comunicação.
Informação na entrada de novos funcionários
A informação sobre o rastreamento veicular também deve figurar no onboarding de novos funcionários.
Dessa forma, certifique-se de criar algum material direcionado para os colaboradores novatos.
Afinal, é importante que eles entendam o que a empresa faz com os dados e qual é a finalidade da coleta.
Adesivação de carros
Adesivar os carros é outra ação básica que o gestor de frotas deve tomar para comunicar que os veículos contam com um sistema de rastreamento.
Isso pode até contribuir para inibir abordagens de criminosos nas estradas, protegendo o motorista de roubos de cargas, por exemplo.
Inserção na política de frotas
Por último, é fundamental inserir na sua política de frotas um tópico sobre o rastreamento de veículos.
Informe sobre a finalidade do rastreamento, quais dados são coletados, e como isso implica na análise da conduta do motorista na empresa.
É importante esclarecer todas as dúvidas que possam existir sobre o tema. Por isso, reavalie a sua política de frotas periodicamente.
Qual a importância do rastreamento veicular?
Maior produtividade, economia de combustível e melhor atendimento ao cliente são apenas algumas das vantagens oferecidas pelo rastreamento veicular.
Os motoristas também se beneficiarão com o aumento da segurança nas estradas e com a operação em uma empresa mais transparente e organizada
Além disso, os dados obtidos com o rastreamento veicular oferecem uma ampla gama de benefícios para empresas de gerenciamento de frotas, incluindo:
- Localização de uma frota em tempo real, tanto global quanto localmente;
- Extensos recursos de roteamento e mapeamento;
- Análises de condução para ajudar a identificar marcha lenta, excesso de velocidade e uso não autorizado, por exemplo;
- Analisar dados sobre cronogramas de manutenção e reparo;
- A possibilidade de registrar e criar relatórios de acidentes;
- Alertas de notificação detalhados para funcionários e clientes.
Sua empresa conta com veículos rastreados?
Como vimos, a implementação de um sistema de rastreamento veicular é ideal para qualquer empresa que tenha veículos e cargas de alto valor para gerenciar.
Seu principal objetivo é aumentar a eficiência da frota e fornecer informações valiosas sobre o desempenho do veículo e do motorista.
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Apesar disso, a empresa não deve tratar o rastreamento de veículos de forma sigilosa, fazendo com que isso seja uma surpresa para os motoristas.
É importante que todos entendam por que os veículos são rastreados e como os dados serão utilizados pela sua empresa.
Finalmente, e mais importante, um sistema de rastreamento de frota pode essencialmente aumentar a receita e a lucratividade do negócio, além de melhorar o atendimento ao cliente.