Em um mercado competitivo, onde uma boa logística e o controle de gastos realizado de maneira responsável ditam a sobrevivência de empresas que trabalham com transportes rodoviários, é mais do que necessário entender como fazer uma gestão de frotas eficiente e profissional.
Além de fazer um controle de pneus e verificar as multas, a gestão de frota vai além. E é isso que você vai conferir no post de hoje.
O que é a gestão de frotas
De uma maneira bem resumida, fazer o controle de frotas de uma empresa é conseguir gerenciar de maneira satisfatória todos os veículos, atentando-se para as devidas manutenções necessárias, definição e acompanhamento de rotas e melhor produtividade possível com os recursos disponíveis.
Essa é a maneira mais rentável de se manter e fazer crescer um negócio. Para isso, destacamos três pontos para os quais você deve estar bem atento:
Manutenção preventiva
A maioria das manutenções realizadas em frotas comerciais é de caráter corretivo, ou seja, para resolver um problema que já existe.
Isso significa que muitos gestores e donos de negócios não dão muita atenção para a manutenção preventiva, aquela que é feita exatamente para evitar complicações futuras.
Isso é um grande erro, pois normalmente sai muito mais caro reparar danos do que evitá-los.
Previsão de gastos
Todo gestor de frotas precisa, necessariamente, conseguir ter uma boa previsão de gastos. É preciso antecipar as saídas que existirão no caixa nos próximos meses para que seja possível programar o seu financeiro.
Com base nestas previsões é que você terá mais firmeza para tomar as decisões que afetarão o futuro da sua empresa.
O cumprimento dos prazos
Outro pilar de uma boa gestão de frotas é o correto cumprimento dos prazos acordados. Além de manter seus clientes, uma boa programação de entregas vai manter seus motoristas mais descansados e menos estressados com viagens de emergências.
Por que fazer a gestão de frotas
Depois de falar um pouco sobre o que é a gestão de frotas e ver alguns pontos importantes, vamos passar agora para o porquê de dedicar tempo e atenção a isso.
Disponibilidade
A agilidade e eficiência nos processos e tarefas são fundamentais para uma boa gestão de frotas nos dias de hoje. O cenário ideal é o de que a frota esteja sempre disponível e que não haja veículos parados na garagem ou no pátio, certo?
Entretanto, vemos que não é esta a situação mais comum na maioria das transportadoras e indústrias que têm uma frota de veículos. Tenha uma boa gestão da sua transportadora e não perca mais negócios.
Custo por viagem
O verdadeiro significado de eficiência é obter resultados maiores com menos recursos. Com revisões, manutenções preventivas e rodízios de pneus frequentes é possível que isso ocorra, evitando a necessidade de uma manutenção corretiva no futuro.
Controle bem seus custos e você conseguirá encontrar formas de diminuí-los. Assim, seus resultados serão bem melhores.
Otimização de rotas
O melhor trajeto a ser escolhido pelo gerenciador de frotas é sempre aquele mais curto, acessível e com maior segurança.
Diminua os riscos de perda de prazos, gastos com manutenção e desgaste do seu pessoal através da montagem de rotas mais apropriadas para o seu transporte.
Com certeza você deve saber bem como é difícil conseguir contornar todos os problemas decorrentes de uma frota. Desde a gestão financeira cheia das suas burocracias até a parte mais operacional como carregamento, controle de pneus e cuidados com a segurança no trabalho, os desafios são muito grandes e diários.
Economize tempo e desempenhe um papel mais profissional e eficiente conseguindo entender melhor como fazer uma gestão de frotas com um sistema para gestão de frota como o Sofit.