Impulsionado pelos aplicativos de transporte de passageiros como Uber e 99, o carsharing é uma tendência mundial em crescimento.
Estima-se que 227 milhões de pessoas sejam adeptas ao carsharing em 2023 e existam pelo menos 1,2 milhões de carros disponíveis para a modalidade.
Além de contribuir com a redução da frota de veículos que vai para as ruas, melhorando o trânsito, o carsharing traz novas oportunidades de negócio para as empresas de transporte.
Neste artigo, vamos aprofundar o assunto e mostrar por que você, gestor de frotas, deve acompanhar a evolução do carsharing e investir nessa tendência.
Confira!
Índice:
- O que é carsharing?
- Como é o mercado de carsharing no Brasil?
- Quais os benefícios do carsharing?
- Como a tendência de carsharing impacta frotas corporativas?
- Vale a pena investir em Carsharing?
O que é carsharing?
Quando falamos em carsharing estamos nos referindo a um modelo de compartilhamento de carros que se dá através do aluguel.
O negócio acontece por meio de aplicativos, tal qual o Uber, por exemplo.
O carsharing segue a tendência da economia compartilhada, presente no nosso dia a dia e promovida por empresas como o Airbnb e o Bike Itaú, por exemplo.
Na prática, existem pelo menos dois modelos principais de compartilhamento de veículos:
1. Roundtrip
Neste sistema, o usuário deve retirar o automóvel em um ponto e então devolvê-lo neste mesmo ponto.
2. One-Way
No sistema de compartilhamento de veículos one-way, o usuário pode retirar o automóvel e devolvê-lo em quaisquer pontos cadastrados.
Além de empresas específicas, os próprios usuários que tiverem veículos ociosos podem disponibilizá-los para quem necessita e receber o valor do aluguel.
Como é o mercado de carsharing no Brasil?
A transformação da mobilidade urbana, aliada à mudança na forma como as novas gerações enxergam a função do automóvel, colaboram com a adesão ao mercado de carsharing no Brasil.
Assim, tanto as startups como empresas tradicionais já experimentam bons resultados com a modalidade.
Entre elas, destacam-se locadoras como a Zazcar, Moobie, Turbi, UseCar, Velo-City, VAMO e JoyCar.
Com a crescente preocupação com o meio ambiente e avanço da tecnologia, proporcionando aplicativos cada vez mais práticos e eficientes, o modelo de economia colaborativa parece que veio para ficar no país.
Quais os benefícios do carsharing?
Um carro compartilhado significa, em média, menos 13 automóveis no trânsito, segundo estudos da Universidade da Califórnia.
Dessa forma, o compartilhamento de veículos contribui com um dos principais problemas dos grandes centros urbanos: o grande fluxo de veículos no trânsito.
Além disso, o carsharing representa um novo paradigma tanto para os usuários como para empresas que possuem frotas corporativas: a economia compartilhada.
Para os usuários, o compartilhamento de carros ajuda a economizar gasolina, taxas de estacionamento, custos de manutenção, impostos, registro de veículos, seguros e vários outros custos mensais fixos.
Abaixo, listamos outros benefícios gerais do carsharing:
- Assegura a redução da emissão de gases poluentes (menos veículos nas ruas, menos poluição);
- Ao atuar em conjunto com o transporte coletivo, confere suporte para o mesmo;
- Atua conferindo mais previsibilidade para o dimensionamento de frotas;
- Diminui a necessidade de espaços de estacionamento nos grandes centros.
Como a tendência de carsharing impacta frotas corporativas?
Gestores de frota lidam diariamente com a redução de custos, impactos causados pela frota corporativa no meio ambiente e em maneiras de reduzir a circulação de carros nas ruas.
O carsharing já é uma alternativa para empresas de frotas no exterior.
Custos de manutenção, seguros, depreciação e administração são reduzidos com os sistemas de compartilhamento de veículos.
VEJA TAMBÉM: Como conseguir uma redução de custos com a frota [KIT]
Além disso, gestores podem experimentar o modelo de compartilhamento de veículos tanto da posição de usuário como de fornecedor do serviço.
Por exemplo, um órgão público que recorre ao serviço somente quando um colaborador precisa de automóvel, reduzindo os custos com documentação, manutenção e combustível.
Ou quando fornece a parte da frota ociosa para os aplicativos, participando do capital da mesma.
Finalmente, gestores de frota que atuam no mesmo serviço/fim, não devem enxergar o carsharing como mais um concorrente.
Para players consolidados no mercado, como a Localiza, o carsharing não chega a ser uma ameaça, mas sim uma oportunidade de revisão, expansão e até de parceria de negócios.
Em média, cada veículo eliminado da frota e trocado por um alugado através de carsharing gera uma economia anual de 15 a 20 mil reais destas despesas.
Portanto, este é um serviço que você deve considerar.
Vale a pena investir em Carsharing?
Como observamos ao longo deste artigo, gestores de frota devem ficar atentos a essa nova dinâmica do mercado de locomoção.
A oportunidade de redução de custos é real, assim como a praticidade e até mesmo um incremento na renda mensal das empresas.
Assim como a tecnologia, a economia colaborativa deve se consolidar do setor de frotas corporativas, sendo preciso estar preparado para não perder oportunidades de negócio.
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