Posts Recentes

Verificar multas é função do gestor de frotas?

Verificar multas é uma prática essencial na gestão de frotas. Afinal, nos últimos anos, o trânsito no Brasil se tornou mais desafiador. Em 2023, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um aumento alarmante de 43% nas multas de trânsito. Além disso, os valores das multas tiveram reajustes de até 66%. Nesse contexto, a verificação de […]

Como funciona o licenciamento anual para caminhões?

Com o fim do ano se aproximando, é hora de ficar atento às pendências do seu caminhão, e uma delas é o licenciamento anual obrigatório. Esse processo é essencial para regularizar seu veículo junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), garantindo a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Independentemente da categoria, […]

Recapar pneus para a frota: quando vale a pena?

Qual é a frequência correta para recapar pneus dos veículos da frota? Essa é uma pergunta que muitos gestores enfrentam ao lidar com o desafio de gerenciar um ativo tão vital e, ao mesmo tempo, custoso. Os pneus não apenas garantem a segurança nas estradas, mas também impactam diretamente a eficiência e a rentabilidade da […]

A importância da manutenção de carro elétrico nas frotas

A manutenção de carro elétrico é uma inovação para gestores que decidiram adotar frotas de veículos elétricos (EVs).  À medida que a adoção de veículos elétricos a bateria (BEVs) cresce, a forma como as frotas são gerenciadas também está passando por uma transformação significativa.  Além dos benefícios ambientais, veículos elétricos também têm uma manutenção mais […]

Riscos da direção perigosa para a sua frota

A sua frota conta com recursos para inibir comportamentos inadequados ao volante como a direção perigosa? Além de prejuízos financeiros, esse tipo de imprudência praticada pelos motoristas pode causar acidentes, prejudicando a imagem da sua empresa. Mas, como acompanhar e monitorar os condutores da melhor forma, a fim de reduzir os riscos e melhorar a […]

Profissão de motorista: qual o seu papel e como otimizar a performance na frota?

A profissão de motorista, seja de veículos de passeio ou caminhões, é uma das mais essenciais e desafiadoras no setor de transportes.  Para gestores de frota, o papel desses profissionais vai muito além de conduzir veículos:  Eles são a linha de frente da operação, representando diretamente a empresa para os clientes e influenciando diretamente a […]

10 benefícios da locação de frota pesada

A locação de frota pesada está ganhando cada vez mais força no Brasil, se consolidando como uma solução estratégica para empresas de transporte rodoviário de cargas.  Em vez de investir grandes quantias na compra de caminhões e outros veículos pesados, muitas empresas estão optando por alugar suas frotas, garantindo mais flexibilidade e eficiência nas operações. […]

Quando investir na locação de veículos para frota?

Nos últimos anos, a locação de veículos para frota tem ganhado força como uma alternativa moderna, principalmente por oferecer mais flexibilidade e previsibilidade financeira.  O alto investimento inicial na compra, somado aos custos de manutenção e depreciação, têm levado muitas empresas a reconsiderarem seus modelos de gestão de frota. Apesar disso, muitos gestores ainda não […]

Como calcular a rentabilidade da frota?

O setor de transporte rodoviário de cargas no Brasil enfrenta um cenário desafiador, mas repleto de oportunidades para quem souber se adaptar.  Apesar de 39% das transportadoras relatarem queda na rentabilidade da frota no primeiro semestre de 2024, segundo a NTC & Logística, há boas notícias:  36,5% das empresas conseguiram melhorar seus lucros. O aumento […]

Gestão de frotas e a satisfação dos clientes: entenda a relação

A gestão de frotas tem um impacto direto na satisfação dos clientes, influenciando fatores como pontualidade, eficiência e qualidade dos serviços.  Ao otimizar sua operação, você não apenas melhora a produtividade, mas também contribui para aumentar a satisfação dos clientes. Compreender essa relação é o primeiro passo para melhorar a percepção que seus clientes têm […]