O gerenciamento estratégico de frota não é só preencher planilhas, resolver problemas e acompanhar as demandas dos seus veículos. Pelo menos, não deveria ser. Não nos tempos de hoje, onde a automação dos processos operacionais já é uma realidade.
Neste sentido, um gestor de frota estratégico está menos focado na operação e mais na otimização dos processos através da análise de dados.
Dessa forma, também é possível um maior controle e elaborar táticas para obter resultados em curto, médio e longo prazo.
Primeiro, o que é um gerenciamento estratégico de frota e transporte?
Entenda como o “gerenciamento estratégico de frota” são esforços realizados para automatizar os processos repetitivos dentro de uma operação de transporte.
Além disso, quando falamos em estratégia, estamos nos referindo á utilização de dados para a tomada de decisão. Isso só é possível com o auxílio de um sistema de gestão de frotas adequado.
Assim, pode parecer surreal que um gestor de qualquer setor não tenha que interferir na operação quando é necessário.
Na área de transportes e gestão de frotas não poderia ser diferente. Entretanto, a operação não deve ser de responsabilidade apenas do gestor.
É como se um arquiteto ou engenheiro assumisse o papel do mestre de obras, por exemplo. Possivelmente, ele teria capacidade para isso, mas a quem caberia o papel da gestão da obra?
Apesar de, geralmente, motoristas experientes e analistas assumirem o posto e possuírem as habilidades para tocar a operação, ela deve ser delegada e gerenciada. De modo a evitar perdas de tempo e permitir que o gestor tenha uma visão mais geral e foco no cumprimento de metas.
A construção de um gestor de frota estratégico
Atualmente não temos no Brasil uma formação acadêmica especializada para gestores de frota, o que existe são módulos de gestão de frota nas graduações, especializações e pós-graduações na área de logística.
Enquanto isso, eventos e convenções como o Welcome Tomorrow pautam as novidades do setor de mobilidade e devem estar na agenda de gestores que buscam se aperfeiçoar no cargo, adotando tendências na sua gestão estratégica.
Mesmo que este cargo tenha surgido de modo inesperado, afinal, mecânicos, compradores e financeiros, muitas vezes assumem a função de gestor de frota. Porém é fundamental que você se atualize e busque conhecimento para se aprimorar na atividade.
Quais Conhecimentos e Habilidades do Gestor de Frota deve ter para uma gestão estratégica?
Para um gerenciamento estratégico de frota, os seguintes conhecimentos e habilidades básicas são necessárias:
- Conhecimento de Legislação de Trânsito;
- Conhecimento de Técnicas de Direção e Segurança no Trânsito;
- Noções de Mecânica;
- Gestão de Pessoas;
- Noções de Logística;
- Técnicas de Negociação;
- Gestão de Custos e Financeira.
Como é possível perceber, de uma forma geral não é fácil encontrar graduações e pós-graduações especializadas no gerenciamento da frota. Também não há função interna nas empresas que prepare de forma completa um gestor de frota.
Este cenário, aliado a falta de investimento, propicia que o “Gestor de Frota” passe a ser um profissional que entende muito bem a parte técnica. Porém não faz a sua função de gestor corretamente, pois peca na parte de análise e tomada de decisões.
Gestão de Dados: uma habilidade-chave para um gerenciamento estratégico de frota!
Com a transformação digital, uma tomada de decisões mais ágil baseada em dados integrados tornou-se uma habilidade chave da chamada gestão 4.0.
Fato é que saber utilizar os dados e acompanhar dashboards tornou-se uma atribuição do gestor de frota.
Numa operação, vários tipos de dados são gerados e acumulados, seja em planilhas ou relatórios automáticos.
É papel do gestor utilizar esses dados em favor da empresa, analisando falhas, gargalos e gráficos para tomar decisões estratégicas, baseadas em dados e não em puro “achismo”.
Aplicando o Gerenciamento de Frota Estratégico na Prática
Para atingir melhores resultados na prática, é necessário controlar e reduzir os custos de forma totalmente gerencial.
É fundamental ter uma visão global de todos os veículos e serviços prestados, sempre acompanhando em que áreas é possível melhorar.
Tenha em mente que controlar os custos da frota é uma forma de obter melhores resultados e potencializar os lucros da empresa.
Uma boa forma de evoluir para um Gestor de Frota estratégico é ter sobre controle o custo total da sua frota por km rodado e por mês. Incluindo todos os custos abaixo:
- Depreciação/leasing/financiamento;
- Combustível;
- Manutenções Preventivas e Corretivas;
- Pedágio;
- Multas;
- Impostos (IPVA, DPVAT, Taxa de Licenciamento);
- Telemetria/Rastreamento.
O monitoramento da frota também torna possível o levantamento de dados para a formulação de indicadores e realização de análises. Com isso, obtém-se um gerenciamento com maior visão do negócio, possibilitando a tomada de decisões mais estratégicas e menos operacionais.
Gestão de Frota: Menos foco na operação e mais na estratégia
Gerenciar é organizar, planejar e executar atividades que facilitem o processo de trabalho da sua área.
A gerência deve ser feita sobre coisas, pessoas ou ambos. Afinal o gerente organiza seu ambiente de trabalho, toma decisões, direciona o trabalho de funcionários ou membros de uma equipe. Quando o Gestor de Frota não se atenta a este conceito, ele acaba se tornando um gestor operacional.
A SOFIT te ajuda na sua gestão estratégica de frota!
Utilizar um software de gestão de frotas é, entretanto, a melhor forma de alterar o gerenciamento, tornando-o mais estratégico e menos operacional.
Os sistemas permitem a administração de qualquer tipo ou tamanho de frota, proporcionando ótimos resultados em todos os casos.
Afinal, garantem uma visão do processo e dos gastos, permitindo a detecção de gargalos. Tudo isto através de indicadores prontos, facilitando, assim, muito a gestão de frotas.
Caso já esteja preparado e deseje implementar hoje uma gestão estratégica de frota, entre em contato conosco e solicite um teste grátis.